terça-feira, 29 de abril de 2008

Espírito Veterano no Torneio "Vila de Nisa"







O Torneio Vila de Nisa / Nisagaz decorreu no passado dia 26 de Abril, com a participação de 3 equipas de veteranos (CADE, Bencatelense e Nisa e Benfica), no campo D. Maria Gabriela Vieira sob o signo de calor intenso que levou a que o ritmo de jogo, já por si marcado pela ausência de velocidade, se agudizasse ao ponto de reflectir bastante equilíbrio entre as equipas.

Tratando-se de um torneio triangular em que as equipas jogavam todas entre si, coube aos visitantes (CADE e Bencatelense) darem início à contenda sob a vigilância do árbitro Joaquim Maurício que dirigiu com dignidade o encontro.
O resultado final deste encontro foi favorável aos homens do Entroncamento pela margem mínima (2-1), mercê de remates desferidos de fora da grande-área, conseguindo os 3 pontos correspondentes à vitória na partida.

O segundo encontro, dirigido por Francisco, pôs frente a frente o Sport Nisa e Benfica e o Bencatelense e embora os visitantes acusassem algum cansaço, os nisenses apenas se adiantaram no marcador, por intermédio de Álvaro, iam decorridos largos minutos do encontro, devido a algum desacerto de Marco Oliveira que diversas vezes errou o alvo, o que daria maior tranquilidade aos locais.

Foi com o resultado favorável para os nisenses que terminou o segundo encontro arredando, desde logo, os veteranos de Bencatel para o terceiro lugar do torneio.

O encontro final entre Nisa e Benfica e CADE foi, tal como os outros marcado pelo equilíbrio defensivo e atacante resultando em igualdade a zero levando as equipas para o desempate através da marcação de grandes penalidades.

Neste particular foram mais felizes os homens do Entroncamento que descobriram no seu guarda-redes (Salino) “um fenómeno” uma vez que defendeu todos os remates efectuados pelos nisenses.
Em termos de classificação final esta foi a seguinte:

1º CADE
2º Nisa e Benfica
3º Bencatelense

Terminada a parte desportiva aguardava-se pela terceira parte para aí se esgrimirem mais capacidades gastronómicas e enólogas.

Os cerca de 60 participantes nesta iniciativa, organizada pelo Veteranos de Nisa, com o apoio de Nisagaz, Município de Nisa e Juntas de Freguesia de Nisa, foram ao logo do jantar trocando ideias, projectando novos encontros, criando novas amizades e eis senão quando… entram em cena “Domingos e Dias Santos”.

Durante algumas horas fomos ouvindo com agrado a música popular com que este grupo nos brindou, e que acabou por ser secundado pelo nosso companheiro Inácio (CADE) que também fez jus á sua fama de músico.

Na hora da despedida e dos discursos ficou bem patente a amizade que resultou deste torneio que juntou indivíduos oriundos de várias regiões do país sob o pretexto de jogar futebol, ressaltando a referência à homenagem efectuada no dia anterior (25 de Abril) ao nosso grande atleta José Casimiro (Conicha) que foi agraciado coma medalha de mérito desportivo pelo Município de Nisa.

A todos obrigado pela correcção com que decorreu o Torneio esperando muito em breve voltar a rever estes amigos que connosco conviveram durante toda a tarde e também noite dentro…

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Regresso inglório a casa

 




De regresso ao Campo D. Maria Gabriela Vieira, após cerca de dois meses a espalhar amizades por outras localidades, os Veteranos do Sport Nisa e Benfica receberam no passado dia 12 de Abril a sua congénere de Seiça, com os quais vem, desde há alguns anos, realizado encontros, criando-se e afirmando-se como uma grande família de amigos.

Com o dia a dar algumas tréguas, em termos de meteorologia, foi com misto de alegria e entusiasmo que o nosso amigo Maurício (árbitro de serviço) e a sua equipa de arbitragem deu início à contenda que se previa equilibrada tendo em conta o conhecimento mútuo de ambas as equipas.

Com o decorrer do encontro assistimos a algum ascendente da equipa visitada que se vinha acercando das redes dos nisenses, embora sem perigo de força maior, o que acabaria por dar os seus resultados, materializado através de um golo, fruto da infelicidade do defesa local Cesário que em desentendimento com o seu guarda-redes deu vantagem no marcador à equipa de Seiça, resultado com que se chegaria ao intervalo.

No segundo tempo a toada foi a mesma e apesar das tentativas infrutíferas, mercê do desacerto do ponta de lança Álvaro que nunca acertou no alvo, foi decorrendo o encontro sem grandes motivos de festa para os locais que acabaram por sair derrotados, em casa, pela diferença mínima.

O terceiro tempo decorreu sem lesões aparentes e foi ver os jogadores com grandes fintas de corpo e braços ultrapassar as dificuldades que lhes eram colocadas na mesa não se resignando perante qualquer adversidade.

Pena foi que alguns dos nossos amigos de Seiça tivessem que sair mais cedo, para acompanhar um colega que se havia lesionado na vista, - para o qual desejamos rápidas melhoras - pois a noite prometia e os homens de Nisa queriam equilibrar o encontro.

Como tal não foi possível aqui deixamos… “uma salva de palmas para o Seiça! Duas salvas de palmas para o Seiça! Três salvas de palmas para o Seiça!.... OLÉ!”