sábado, 29 de março de 2008

Futebol e Amizade sem Fronteiras

 



No passado dia 29 de Março, conforme estabelecido no calendário de jogos, efectuámos mais uma deslocação, desta vez até terras de nuestros hermanos, para mais um encontro com os veteranos de S. Vicente de Alcântara.
Foi com simpatia e amizade que fomos recebidos no “velhinho” campo daquela localidade extremeña, que alguns dos nossos reviveram com misto de alegria e nostalgia, pois noutras épocas, em tempos idos aí jogaram, lembrando e contando as peripécias passadas das vezes que aí foram recebidos.

Relativamente ao encontro, viemos a confirmar a impressão que a equipa de S. Vicente havia deixado quando se deslocaram a Nisa, ou seja, trata-se de uma formação que sabe e gosta de praticar bom futebol e que por ter elementos ainda jovens joga com rapidez suficiente por forma a provocar alguns desequilíbrios na formação nisense.

Efectivamente, a equipa espanhola avançou no marcador após uma grande correria de um dos seus avançados que apenas haveria de terminar com a concretização do primeiro golo para os locais. O segundo golo surgiria alguns minutos mais tarde, embora em claro fora de jogo – jogámos sem árbitro assistente (fiscal de linha) – e veio premiar uma maior acutilância atacante da equipa de S. Vicente.

Os nisenses acabaram por equilibrar a partida e num lance de reposição de bola em jogo - após um pontapé de baliza -, foi aproveitada a oportunidade por Álvaro que assim reduziu para 2-1, resultado com que saímos para intervalo.

No segundo tempo a situação manteve-se durante alguns momentos, mas uma desatenção dos visitantes levou a que o marcador evoluísse para 3-1.

Daí até ao final, fruto do cansaço e algum equilíbrio de futebol não houve qualquer alteração no marcador pelo que os atletas regressaram ao balneário para um merecido e revigorante banho, pois outros encontros se aproximavam.

Chegados á terceira parte não há grandes comentários a tecer, sendo nota de reparo a excelente forma como os nisenses foram recebidos o que nos leva a acreditar que o ditado popular que afirma que “de Espanha nem bom vento, nem bom casamento” não se aplica ao convívio que em S. Vicente de Alcântara teve lugar, uma vez que ambas as equipas manifestaram desejos mútuos de se reencontrar.

Galeria de Fotos

segunda-feira, 17 de março de 2008

Espirito veterano em Bencatel


Os Veteranos do Sport Nisa e Benfica deslocaram-se até Bencatel para mais uma jornada / convívio com os seus comparsas daquela localidade, pela primeira vez ao longo dos anos de existência desta colectividade.
Se algumas reticências se poderiam colocar quanto à recepção elas foram totalmente desfeitas durante as horas que passámos conjuntamente com os nossos amigos deste nosso grandioso Alentejo.
Relativamente à parte desportiva esta viria a correr de feição para os nisenses que abriram o marcador, quase no início do encontro, com um excelente golo “do meio da rua” por intermédio de Álvaro.

Os homens de Bencatel não se resignaram perante um resultado que lhes era desfavorável e lançaram-se na procura do equilíbrio do marcador, que veio a acontecer a meio da primeira parte após um lançamento em profundidade, muito bem aproveitado pelo homem mais avançado dos visitados.

Terminada a primeira parte, sem alteração no marcador, os anfitriões começaram a pressionar os homens de Nisa que, foram sabendo, de forma abnegada, resolver as situações críticas e que lhes eram colocadas e, num golpe de contra-ataque, após uma boa jogada no lado direito resulta um cruzamento, sobrando a bola para os médios de Nisa e mais um golo de se tirar o chapéu, desta vez através de Rui Santos.

O resultado acabaria, assim por ser favorável ao Nisa e Benfica (1-2) embora o mais importante nesta altura era saber se ninguém tinha qualquer mazela e estava disponível para entrar na 3ª parte.

E aí sim… foi ver cada qual a mostrar os seus dotes, numa sede pertença dos Veteranos de Bencatel, à boa maneira alentejana fomos comendo, bebendo e trocando impressões sobre aquilo que mais interessava a cada um, havendo inclusivamente oportunidade para reencontros de velhos amigos e a criação de novas amizades que esperamos que perdurem por muitos anos.

Depois de todos estes momentos de excelente convívio que nos foram oferecidos por estes nossos Amigos acabamos por confirmar que “SER ALENTEJANO NÃO É UM DOTE, É UM DOM. NÃO SE NASCE ALENTEJANO, É-SE ALENTEJANO.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Derrotados mas não convencidos




Após algumas semanas de interregno os Veteranos voltaram à actividade deslocando-se a Castelo Branco para mais um encontro de futebol e de amizade.

Relativamente à parte desportiva correu de feição aos anfitriões que venceram a contenda por um concludente 3-0. No entanto o resultado não reflecte o que ao longo da partida ocorreu uma vez que os veteranos de Nisa iniciaram muito bem a partida e poderiam chegar ao intervalo a vencer não fora a dificuldade de acerto na finalização.

O segundo tempo foi dominado pelos homens de Castelo Branco, mercê da falta de preparação do conjunto de Nisa, acabando por se justificar a vitória dos albicastrenses.

Porque estes encontros são compostos de três partes (duas desportivas e uma social) nesta última os nisenses foram claramente vencedores uma vez que estavam em maioria no convívio gastronómico dando asas à sua alegria de convívio e mostrando que os encontros de veteranos não á apenas ganhar ou perder dentro do terreno de jogo.

Um reparo final para os anfitriões que continuam a não corresponder, em pleno, a todo o conjunto do convívio deixando-nos um certo “amargo de boca” uma vez que ao não comparecerem na parte final (jantar) poderão estar a desprezar o que de melhor têm estes encontros de veteranos.